Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


zotopia

Zotopia 2015

(Original produzido por Mike Macgirvin)

Versão em português

(traduzida por Sérgio F. Lima, recontextualizada por Aracnus)

Aqui estão os pontos em discussão…

Zot é um protocolo e base para um serviço web escalável e descentralizado.

Zot não é um movimento político.

Zot não é uma rede social. A guerra das redes sociais acabou. Facebook venceu. Por que nós ainda estamos falando sobre isso mesmo?

Zot não tem filiação com Diaspora, que é uma rede social. A guerra das redes sociais acabou. Facebook venceu. Por que nós ainda estamos falando sobre isso mesmo?

Zot não tem filiação com Friendica, que é uma rede social. A guerra das redes sociais acabou. Facebook venceu. Por que nós ainda estamos falando sobre isso mesmo?

Zot não tem líder. Desse modo, e devido a sua natureza descentralizada de interconectar diferentes indivíduos, com diferentes motivações, em diferentes sistemas computacionais ele pode, assim, ser entendido como um coletivo. Como esses indivíduos interagem e suas motivações pessoais não é definido nem controlado pelo zot. Esse coletivo resultante é, desta forma, algo orgânico e fluido por natureza.

Hubzilla é um projeto de aplicativo que usa Zot. Hubzilla não é o Zot.

Hubzilla não tem líder.

Hubzilla não é “anti” qualquer coisa. Por exemplo, não é anti-Facebook ou anti-Twitter ou anti-estadunidense.

Meu envolvimento pessoal (Mike Macgirvin) com o Hubzilla é por minha própria escolha e sob os meus próprios termos.

Eu pessoalmente não tenho nenhuma afiliação política ou religiosa definida. Meus interesses estão e sempre estiveram apoiados sobre comunicação entre máquinas. A comunicação entre as pessoas é um problema delas não meu. Como elas reagem e interagem com várias mídias sociais não me interessa.

Eu sou pessoalmente capacitado para implementar encriptação. A encriptação que escolhi implementar nos projetos de código aberto em que trabalho (que podem ou não incluir o Hubzilla) são todas tecnologias bem conhecidas e entendidas, e que podem conter ou não conter falhas inerentes. Ela é, provavelmente, boa o suficiente para proteger segredos pessoais entre amigos de observadores casuais (ou para um conjunto bem definido de observadores casuais), mas provavelmente não é boa o suficiente para proteger segredos de estado.

Eu sou um cidadão dos Estados Unidos da América. Eu vivo na Austrália por muitos anos e procurei cidadania na Austrália por razões pessoais. Eu não sou um ativista político.

Hubzilla é de código aberto. Isso significa que qualquer um pode inspecionar o código e se ele não se comportar como desejado pode modificar o código. Eu não sou pessoalmente responsável pelo conteúdo do código do Hubzilla ou por alguma falha de segurança ou erros inerentes ao mesmo. Se você encontrar tais erros ou falhas você é, tanto quanto eu estou ciente, capaz de corrigi-los e submeter as correções de volta para o projeto.

Como esse processo se desdobra e como essas conversas se desenvolvem irão determinar, de certo modo, o futuro do Zot, do Hubzilla e minhas opções pessoais em relação a ambos. Alguns desses desdobramentos já vêm ocorrendo há um longo período de tempo e a cristalização dessas tendências de longo prazo estão ocorrendo enquanto nós conversamos.

zotopia.txt · Última modificação: 2018/02/01 12:03 por aracnus