Sejam bem-vindas e bem-vindos ao

Acampamento da Juventude 2022

Faça sua inscrição!

Programação

Dia 25 de março (sexta-feira)

18h – Recepção e lanche

19h30 – Abertura e mística

20hRoda de conversa – Organizando o trabalho
Antes de qualquer plantio, é fundamental que nos preparemos para ele. O que vamos plantar? Qual terreno vamos utilizar? Quantas pessoas estarão envolvidas? Como vamos lidar com aquilo que produzimos?
Da mesma forma, para o nosso trabalho, é hora de nos organizarmos para o nosso encontro. O que vai acontecer nesses dias? Como será nossa dinâmica de trabalho? Além desses assuntos, Frederico Guimarães, Lenon Andrade e Marcos Egito vão falar um pouco sobre movimentos sociotécnicos e a contribuição desses coletivos para a apropriação crítica das tecnologias digitais a serviço de uma resistência democrática.

Dia 26 de março (sábado)

7h – Café

8hOficina – Escolhendo as sementes
Hora de começar a escolher o que plantar. Quais sementes escolher? Existem sementes melhores que as outras? Será um plantio breve, com plantas que cresçam rápido? Ou vamos investir em um trabalho de reflorestamento e semear árvores que demorarão muito tempo para crescer? Será que podemos combinar plantas que potencializem o uso do solo?
Aqui vamos trabalhar com nossas sementes digitais: os softwares. Em particular, uma categoria especial, os software livres. O que são eles? O que os diferencia dos outros? E como selecionar os mais adequados ao nosso trabalho? Fred vai discutir esses assuntos com os participantes e aproveitar para mostrar como "semear" nossas máquinas que esses softwares.

10h – Lanche

10h15Oficina – Preparando o solo
Sementes separadas, é hora de preparar o solo. Do que ele é composto? É mais argiloso ou mais arenoso? Temos que fazer algum tipo de correção ou intervenção nele?
Já vimos os softwares, agora é hora do hardware. O que tem dentro de um computador? Quais os componentes eletrônicos os softwares precisam para funcionar? É possível personalizar/recuperar/consertar nossas próprias máquinas? Aqui Marcos vai mostrar como "abrir as caixas-pretas" que temos em nossas casas ou no trabalho e fazer uma discussão sobre metarreciclagem.

12h – Almoço

14hOficina – Desenvolvendo a plantação
Plantio feito, é hora de cuidar da plantação. Qual a melhor forma de irrigar as plantas? É preciso fazer mais algum tipo de intervenção no solo? Temos que fazer algum tipo de poda, ou protegê-las do sol e da chuva?
Agora que já conhecemos o que tem nas máquinas, como podemos mexer nessas peças? Será que é possível transformá-los em outras coisas? Como fazemos para automatizar tarefas ou mesmo construir robôs? Mais uma vez, Marcos volta a conversar conosco. E dessa vez vamos colocar a mão na massa, ou menor nos componentes eletrônicos.

16hOficina – Colheita, processamento e distribuição
É hora de colhermos o que plantamos. E uma vez feito isso, o que fazer com eles? Vamos processá-los em geleias e doces? Ou utilizá-los em natura? Vamos vender para grandes empresas? Ou montamos uma cooperativa e cuidamos nós mesmos de toda a cadeia produtiva? Usando os softwares e os hardwares à nossa disposição, nós produzimos uma quantidade absurda de dados. Sejam nossos dados básicos, como nomes, e-mails, telefones e outros identificadores, ou aqueles mais elaborados, como textos e comentários. Mas por onde trafegam esses dados? O que acontece com eles? Existem outras formas de divulgarmos nossas ideias e estabelecermos nossos contatos? Fred, agora, vai discutir um pouco como funciona o ecossistema das mídias e redes sociais, mostrando que existe muito mais coisa aí do que pensamos. E vários outros caminhos além daqueles que trilhamos diariamente.

18h – Jantar

20h – Noite cultural

Dia 27 de março (domingo)

8h – Café

9hRoda de conversa – O papel da sociedade civil na governança da Internet no Brasil
Nessa roda de conversa, Percival Henriques, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-BR), vai apresentar pra gente qual é o papel desse comitê, como ele funciona, como a sociedade civil pode participar e como o CGI-BR trabalha para promover a democratização do acesso à Internet no nosso país.

11hRoda de conversa com parlamentares – Fundamentos jurídicos do uso de ferramentas livres

11h40 - Avaliação e encerramento

12h – Almoço e despedida

Formulário de inscrição

Por favor, preencha todos os campos abaixo: